Onicocriptose e granuloma
Onicocriptose:
- É uma condição que pode ser dolorosa e incapacitante, e na maioria das vezes os casos podem ser solucionados com procedimentos simples e conservadores.
- Ocorre pela pressão aumentada, que pode ser de diferentes direções, direta ou indireta, entre lâminas e pregas ungueais. Essa pressão é fator determinante para o encravamento da unha.
Granuloma:
É uma proliferação de vasos sanguíneos superficiais da derme em resposta ao atrito de um corpo estranho. O granuloma pode-se apresentar de diferentes maneiras: o Granuloma telangiectásico, sem colônia de bactérias; Granuloma piogênico,que é associado à infestação bacteriana; e Granuloma fibrosado, que é um granuloma agudo que, se não tratado, com o tempo torna-se crônico e as fibras se acumulam formando um fibroma adquirido (tumor benigno).
O canto das unhas é o local mais comumente afetado. Essa lesão é causada por traumatismos (como, por exemplo, alicate de manicure) ou infecção bacteriana. Pode afetar também a cavidade oral, especialmente gengiva, embora possa ser observado nos lábios, língua, mucosas e palato.
Quando a unha encravada for o gatilho para o surgimento da lesão, deve ser tratada primeiramente a unha encravada. Mesmo que de imediato o corte do canto das unhas alivie a dor, esse procedimento só agrava o quadro. O correto é deixar a unha com um formato reto, deixando as suas pontas saírem pelos cantos, por cima da pele.
Procure a orientação de um profissional da área para obter o melhor tratamento possível.
Arislaine Gomes
Podóloga