Micose é o nome dado às doenças causadas por fungos na pele de animais, incluindo humanos.
Os fungos são seres vivos que vivem como parasitas, se alimentando de substâncias retiradas dos seres ou ambientes nos quais se instalam. Os fungos que causam podopatias em humanos vivem nos pés ou unhas para se alimentar da queratina produzida pelo nosso corpo para estas regiões.
Uma vez que um profissional da podologia diagnostique a micose, provavelmente irá orientar a compra de um antifúngico para a utilização homecare, com a frequência de utilização e quantidades discutidas em consulta.
A não utilização do produto e/ou a utilização com menos frequência ou quantidade que a orientada em consulta pode acarretar a RESISTÊNCIA CLÍNICA do fungo.
E o que é isso? A utilização incorreta dos produtos antifúngicos estimula o desenvolvimento de fungos com resistência aos princípios ativos – tendo como resultado que os produtos demoram mais tempo para combater os fungos e, em alguns casos, param de fazer efeito completamente.
E qual é a forma de se prevenir da resistência clínica? Utilizando os produtos antifúngicos de forma consistente e conforme orientado pelo(a) seu(ua) podólogo(a) de confiança!