Nem tudo que reluz é ouro – e nem toda protuberância na pele é uma verruga. Vem com a gente entender um pouco mais sobre esse assunto!
Diferente do que estamos acostumados a pensar, nem toda elevação na pele é uma verruga.
Aquela clássica saliência na ponta do nariz das bruxas de contos de fada, por exemplo, é chamada pela medicina de nevo melanocídico e é um tumor benigno, que pode ser causado por uma série de fatores, incluindo exposição à luz solar.
Por terem origem nas células que produzem a melanina, são normalmente escuras – pretas ou marrons. Em casos raros, podem evoluir para um melanoma.
Verrugas, para a medicina, são causadas exclusivamente pelo chamado papilovírus humano, também conhecido como HPV.
“Isso quer dizer que todas as verrugas são reações virais?” Sim! Elas são transmitidas principalmente (mas não exclusivamente) por contato sexual e, podem se espalhar pelo corpo se não forem tratadas.
São divididas tipicamente em 5 tipos:
- Plana: a mais comum, que não é muito proeminente
- Vulgar: geralmente ocorre perto das unhas
- Genital – que dispensa introduções
- Filiforme: aquela “penduradinha” mais comum no rosto ou no pescoço e
- Plantar: que iremos tratar abaixo.
Curiosidade: O OLHO DE PEIXE é a manifestação do HPV na planta do pé, ou seja, chamada de verruga plantar. Como o peso do corpo faz compressão constante na verruga, esta penetra na sola do pé e fica embutida dentro da pele.
Por que o Bio Traty funciona no tratamento de verrugas?
Porque devido aos ativos que aumentam a imunidade local da pele, o Bio Traty dificulta a proliferação do vírus naquele local, fazendo com que a própria pele regenere o local e a verruga seja descontinuada.