fbpx
>>>A PODOLOGIA NO ESPORTE: QUAIS OS CUIDADOS QUE O ATLETA DEVE TOMAR

A PODOLOGIA NO ESPORTE: QUAIS OS CUIDADOS QUE O ATLETA DEVE TOMAR

A podologia esportiva é especializada no estudo, prevenção e tratamento das principais doenças que acometem os pés dos esportistas , sejam eles corredores, jogadores de futebol , basquetebol , handebol, ciclistas , bailarinas, ou seja, engloba todos os esportes.

Nas épocas de temporadas , o jogador é exposto ao máximo , para que o rendimento dele em quadra seja satisfatório. Neste caso pode ocorrer mais lesões tanto musculares, quanto podais, no caso bolhas , hiperqueratose (Calos e Calosidades) e tudo isso pode ser prevenido na podologia esportiva ou tratado caso aconteça por alguma intercorrência .

Lógico que os atletas amadores também sofrem com problemas relacionado aos pés , tais como , dores , Calos , unhas extremamente frágeis e debilitadas , ou até mesmo lesões , e tudo isso o Podólogo ou Podologista também pode te ajudar. Então aqui falaremos da principal atuação do podólogo para esses atletas que não aparecem na televisão ou até mesmo não ficam em pódios , mas que também precisam da nossa atenção sempre.

A Prevenção

Na prevenção sempre realizamos a “Podoprofilaxia” , que é muito importante. Nesse procedimento é realizado corte correto das unhas , prevenção e tratamento dos pés em que tem calos e calosidades , hidratação dos pés , esfoliação, aplicação de órtese e indicações para palmilhas.

Para aliviar as dores após o treino.
Devemos lembrar que depois do treino sempre estamos cansados , e uma das opções mais maravilhosas para relaxamento dos pés é ESCALDA-PÉS.
Dicas da Fênix Podologia

Evitando Ressecamento nos pés
Para evitar as temidas rachaduras , que sempre aparecem nos pés dos atletas , deve-se  hidratar os pés , com frequência e com cremes de hidratação profunda.

A hidratação promove o bem estar da pele , repondo os nutrientes que são eliminados no suor, causado durante a pratica do esporte.
A temida unha encravada

Uma das principais “Podopatologias” , que significa “doenças nos pés” é a Onicocriptose ou Unha encravada como é conhecida popularmente. Ela deve ser tratada e prevenida com um Podólogo , pois , os calçados muitas vezes fazem piorar o quadro , oque pode levar a dores e inflamação dos tecidos ao redor da unha.
Fique Ligado , unha encravada é coisa séria.

Cada esporte tem o seu calçado , mas todos eles devem ser:

-Confortável .
Na escolha do calçado ideal sempre prove várias vezes, e nunca ! jamais! compre sem provar o calçado. Esse é um dos principais problemas para os compradores online, que acabam tendo problemas devido ao calçado inadequado.

-De Material lavável.
A higienização do calçado deve ser frequente , devido ao aumento do suor no momento em que se prática algum esporte.

-Provar a Meia no calçado.
Sempre Usar meia e o calçado deve ser provado com a meia usada para prática do seu esporte escolhido. Evitando que o calçado fique apertado ou largo demais com a meia.

-Ao comprar um calçado para competição , deve-se usar ele antes da prova , ou seja , dias antes, para que no momento ele já esteja confortável.E no caso de machucar você já troque-o.

 

2019-09-04T10:58:04-03:00junho 18th, 2017|Categories: Prevenção|0 Comentários

Deixar Um Comentário